Minha filha ta usando óculos e agora?

Vocês devem esta se perguntando como eu descobri, mas na verdade em casa ela nunca deu sinais que não estava enxergando bem e foi na escola que eles pediram uma avaliação.





Ano passado a professora da Helena comentou comigo que ela estava tendo dificuldades de fazer atividades simples em sala de aula e a primeira coisa que veio na cabeça dela foi a visão. Marcamos a consulta e ao fazer o exame a médica já falou que ela tinha grau pra óculos e pediu um exame de mapeamento de rotina pra vê se tinha mais alguma coisa, só esse ano conseguimos fazer o exame que deu palidez no nervo temporal em ambos os olhos, e no exame clinico hipermetropia e astigmatismo no olho direito e miopia e astigmatismo no olho esquerdo.

No sábado(9) fomos até a ótica para encomendar o óculos Helena estava super ansiosa para escolher a armação e começar a usar, e no ultimo dia 16 fomos buscar e desde então ela está usando e se adaptando bem ou seja ela enxergava bem pouco ( assim eu penso ) e agora só tira o óculos para tomar banho e dormir. Daqui há um mês vamos voltar com a médica para ela avaliar. 
Abaixo vou deixar o conceito de cada tipo de refração e como a pessoa enxerga para vocês entenderem:


(foto do site cema )


Miopia:  Essa patologia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma.

Hipermetropia: A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos. 

Astigmatismo: Causada por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.

O erro refrativo, que compromete a capacidade visual, está presente em 8% das crianças menores de 4 anos e em 22% das crianças com até 9 anos. Quando os erros refrativos de alto grau não são corrigidos, o mundo da criança é limitado, seu rendimento escolar prejudicado e, muitas vezes, surgem queixas de dor de cabeça e dispersão. Há repercussões também no comportamento: a miopia, quando não tratada, pode estar associada a uma personalidade introvertida. Hipermetropia e astigmatismo também podem levar a cefaleia, dispersão e pouca disposição para a leitura.

Então mamães observem se o seu pequeno(a) tem desinteresse por leitura ou é muito disperso, se ele se aproxima muito dos livros, da lousa ou da televisão para enxergar melhor e se costuma apertar os olhos para ver com nitidez.

Gostaram do post ? Te ajudou ? Compartilha com as amigas e ajude mais mães com esse assunto. Beijos e até breve.

Comentários

Postagens mais visitadas